sábado, 9 de junho de 2007

Carta aberta ao Prof. Francisco Ferreira e às Assoc. Ambientalistas

Caro Professor Francisco Ferreira,
Associações Ambientalistas,

Vide:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=818861&div_id=291

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1003594.html

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296200

Gostaria que me dissesse por que razões entende que o aeroporto é inviável na Margem Sul.
Agradecia que não me dissesse, como diz à comunicação social, que é por causa do Ambiente.
Professor, isso sabemos nós, porque o Prof. fala sempre e só sobre o Ambiente. Gostaríamos de saber mais pormenores.

Um advogado não diz a um cliente: “não posso fazer essa acção porque é inviável segundo o Direito”.
Um médico não diz a um paciente: “não faço a operação porque é inviável do ponto de vista da Medicina”.

Não diz, pois não?
Não diz.

Diga-nos, por favor, por que é inviável: tudo explicadinho, porque nós queremos ouvir. Se não quiser dizer ninguém o obriga. Mas nós gostávamos de o ouvir.

Por que razão

«"a reavaliação [da questão do Novo Aeroporto] deverá estar dependente de opiniões fundamentadas das entidades oficiais e da inviabilização de todas as outras alternativas", como [por exemplo] uma "avaliação muito negativa da Ota em termos ambientais concluída pelo novo estudo de impacte e impossibilidade de continuação da Portela, mesmo com outro aeroporto de apoio".»?

(Público, 08-06-2007
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296200
As declarações entre " " são atribuídas à Quercus. As expressões entre [ ] são sempre minhas.)

Por que é que as outras alternativas estão em primeiro lugar na fila para o primeiro lugar?
Por que é que a Margem Sul está, ao invés, em primeiro lugar na fila para o cadafalso?
Por que é que Alcochete só passa se a Ota chumbar? Que injustiça, Professor! Não me diga que faz isso com os seus alunos? ;) Que sadismo pedagógico, Professor! Não seja tão mau.

O Professor Francisco Ferreira já vez, secretamente, o seu "top ten" dos lugares eleitos para nós descolarmos e aterrarmos lá. Estou certo ou estou errado? Diga lá! ;)

Sim, Professor, o Prof. escolheu o lugar para os Senhores Comandantes de Linha Aérea darem gás aos motores connosco lá dentro e tudo, Professor! Darem gás, darem "flaps", darem "go-around" só com um motor, se for preciso... enquanto atinam com a pista no meio do nevoeiro, que isto às vezes o ILS não é só palpitar e marcar... Professor, reparou nisso, ou estava só a pensar no aquífero do Tejo? Ou no rato-camelo da Soleira-do-Poceirão? (Se me dá licença, isto também pode ir lá com algum humor! :) Por falar em humor, o Ministro, depois de se ter lamentado por causa da expressão “deserto”, veio no dia 08 do corrente falar em "miragens". Ora miragens... é no deserto! O Sr. Ministro não se emenda! Nem eu! Somos uns miúdos autênticos! Mas eu brinco com os meus aviõezinhos, ele brinca com o nosso dinheiro. Brinquedos diferentes... Adiante...)

Acho que são preocupações digníssimas, o Ambiente. Eu pessoalmente não utilizo o carro particular (não tenho, "hélas"...) e separo para reciclagem há mais de 10 anos. O Ambiente merece-me toda a preocupação, que é muita, acredite. (Às vezes digo às pessoas quando vão viajar de avião: precisas mesmo de fazer essa viagem? Olha a poluição que causas. Já tenho fama de doido...)
Só que nós também queremos escolher o sítio do aeroporto, atendendo, e porque não, a mais critérios para além do Ambiente. Por exemplo, a questão da segurança aeronáutica. Por exemplo, a questão da expansibilidade do aeroporto.
Pormenores! Trivialidades! Manias!
Nós também queremos o nosso "top ten", em suma!
A Constituição consagra o "top ten" aeroportuário aos cidadãos! Ó-se-consagra!

Vá lá, Professor, faça como eu e digamos assim em uníssono, a sua voz e a minha, aos portugueses:

“Eu quero convencê-lo de que nenhuma cabeça pensa melhor do que a sua. O meu compatriota tem um sentido crítico que eu estimo profundamente, e quero dar-lhe todos os dados para que possa ajuizar por si!”

Vamos a isso, Professor?




Agora outra coisa completamente diferente. (Não, não é bem :))

Vivo há algumas semanas tentando resolver um mistério insondável.

Será capaz de me dizer por que razão eu não consigo obter de nenhuma Associação Ambientalista de carácter nacional um comentário para esta questão:

“Que acham as associações ambientalistas da necessidade de se ter de fazer um segundo aeroporto depois da Ota saturar?”

Não consigo que ninguém me responda a isto!
(Posso estar mal informado, admito.)

Consegue dizer-me porquê?


Com os melhores cumprimentos deste seu compatriota antecipadamente agradecido,
Gabriel Órfão Gonçalves

3 comentários:

António Maria disse...

A primeira geração de ambientalistas sofre do mesmo tipo de esclerose múltipla que o Bloco de Esquerda: é o perfume do poder... e da mesa do orçamento! Vai-lhes faltando, a pouco e pouco, a imaginação, e sobra-lhes retórica manhosa, esse pequeno mal da traição intelectual.

BTW, excelente carta :-)

João Soares disse...

Viva
Prpearei um Dossier no meu blogue sobre a OTA- não e o meu parecer favorável a Portela+1.
Abraços

Gabriel Órfão Gonçalves disse...

Obrigado, António Cerveira Pinto e João Soares. Vamos todos continuar o trabalho pela melhor opção para Lisboa e para o País.
Estudando todos os aspectos, comparando todos os parâmetros, chateando quem não o faz!
Muito trabalho nos espera. Ainda bem!
Abraço,
GOG