terça-feira, 29 de abril de 2008

Isto é CONTRA A SEGURANÇA!


Ver o artigo de Rui Rodrigues aqui:


A ausência de uma taxiway completa até ao fim da pista é contra a segurança!
E é contra a racionalidade económica!
E é contra o respeito pelo ambiente! (Já vão perceber esta...)

Ah... mas é a favor do lóbi do betão!
(Poltela sel linda pala continual a glande obla da Alta do Lumial! Quel apaltamento bonita na Poltela? "Ou moun tintoi; lai si tai loi..."
Não liguem: é o gajo do betão a falar com sotaque do oriente. Adivinharam quem é?)



A Portela será certamente um dos poucos aeroportos no Mundo a servir uma grande capital como Lisboa, a ter um... ah, como hei-de dizer isto... um pequeno problema com as pistas e o acesso a elas (taxiways).

O problema é que um avião que aterre na pista 03 e não consiga sair na última saída, tem de ir até ao final da pista, virar para a esquerda, e depois, pasme-se, tem de cruzar a própria pista em que acabou de aterrar para chegar à placa de estacionamento.

Mas isto não acaba aqui, meus Srs..
Não: para um avião que precise de descolar da 21, o que é que o avião tem de fazer?
Pois adivinharam: sai da placa de estacionamento, cruza a própria pista da qual vai descolar, e dirige-se para o seu início.

Contra todas as boas práticas de segurança, na Portela os aviões cruzam com alguma frequência a própria pista donde descolaram/vão aterrar :)

E digo "com alguma frequência" e não "sempre" porquê?

Porque de há mais de um ano para cá, o controlo de tráfego arranjou uma maneira de isto não ter de acontecer:

os aviões que podem (isto é, cujas tabelas do fabricante permitam descolagens mais curtas), descolam não do início da pista (refiro-me às descolagens da 21), mas sim... da intersecção da pista com a taxiway.
Assim já não há cruzamentos de pista!

Como os passarocos que frequentam a Portela raramente excedem a categoria de pesos-médios (ou seja, raramente se trata de aviões para além dos frequentíssimos A320 e B737), a verdade é que a maior parte deles também consegue sair da 03 (quando aterram) no última saída. No dia em que mais e mais B777, B747, A330 e A340 utilizarem a Portela, aí, claro, lá há-de vir a NAER ou coisa que o valha com a ladaínha do costume: "De facto, a falta da taxiway limita o número de aterragens e descolagens por hora". Pois limita! Há mais de 30 anos que vários especialistas vêm alertando para a necessidade de se fazer essa obra! Mas não! Há muitas pessoas a quem dá muuuuuito jeito que a Portela seja tão deficiente quanto puder, para então poderem gritar: "Precisamos de um aeroporto em condições, precisamos de um aeroporto em condições".

E tribunais em condições, em que não haja ratos?
E escolas em condições, em que não chova?
E hospitais em que nas urgências não se tenha de apanhar 3 novas doenças de que antes nunca se padeceu?
Haverá dinheiro para tudo?
O dinheiro que foi investido no aeroporto da Portela poderá ser desbaratado, assim, tão levianamente?

Meus Senhores:

Por que é que a taxiway não acompanha a pista até ao fim???

Então não era o Cmdt. Sousa Monteiro que escreveu um artigo a perguntar: "e se o acidente de Congonhas fosse na Portela?" É que a verdade é esta: à descolagem da 21, um terço da pista já está atrás do avião na altura em que se larga o travão e o bicho começa a comer pista! Verdade ou mentira? Por que razão a 21 está assim reduzida a 2/3 do seu comprimento? PORQUE não há taxiway até ao fim, pois porque havia de ser?!!!

Não foi o Cmdt. Lima Basto que disse, no Prós e Contras da RTP, que isto que aqui se descreve neste post "é contra a segurança" (refiro-me, note-se, ao problema do cruzar a pista, e não às "descolagens curtas", que são sempre feitas com respeito das indicações do fabricante da aeronave)?

Veja aqui a partir dos 4 minutos e 20 segundos e até aos 4:44:

http://www.youtube.com/watch?v=vwxIfuoGXp8

Mas há mais:

o facto de muitos aviões descolarem da 21 não a partir do início da pista, mas sim 1300 metros depois de esta ter começado, faz com que os aviões sobrevõem a muito mais baixa altitude o Hospital Júlio de Matos e a área circundante, quando o poderiam fazer a uma altitute muito mais elevada, provocando muito menos ruído, se tivessem descolado do início da pista, que fica mais de 1 Kilómetro mais afastado do Hospital e do Campo Grande. (Lembro que o som, que é o resultado da popagação de ondas mecânicas pelo ar (neste caso), tem uma intensidade inversamente proporcional ao cubo da distância da fonte do ruído. Isto ainda se aprendia em Acústica, no Conservatório Nacional, da última vez que lá tive aulas...)
Inacreditável, não é???

É engraçado: para argumentar a favor da extinção da Portela, usa-se o argumento do ruído;
o mesmo é feito com o argumento da segurança. Mas...
...curiosamente, quando o ruído e a segurança são invocadas para alertar para a necessidade de se fazer a obra urgente que é o prolongamento da taxiway, aí já ninguém dá crédito a estes argumentos! Servem só quando dão jeito :)

Meus caros:

Com ou sem extinção da Portela (e esta é que é a verdade!), a Portela vai ser o aeroporto de Lisboa até 2017.

Há aí alguém com a seriedade que se impõe para mandar fazer esta obra?
Agradecido.

Sem comentários: